O que acontece se não Declarar o Imposto de Renda?

O que acontece se não Declarar o Imposto de Renda?

A apresentação de uma declaração de imposto de renda dentro do prazo é uma tradição anual para a maioria dos brasileiros.

Mas não apresentar uma declaração de imposto de renda pode resultar em custos adicionais na forma de penalidades e juros.

Embora nem todos precisem declarar, você deve determinar seu status para evitar penalidades.
A apresentação de uma declaração de imposto de renda pode ser um processo árduo.

Essa é uma das razões pelas quais os brasileiros gastam tanto tempo e dinheiro preenchendo suas declarações de impostos. E com tantas mudanças — algumas propostas — nas regras e regulamentos fiscais nos últimos anos, é compreensível que alguns esqueçam de pagar.

Mas como você sabe se precisa registrar uma declaração de imposto de renda? Dado que evitar a declaração de impostos pode potencialmente economizar algum tempo, dinheiro e estresse, renunciar à tradição anual pode ser uma opção atraente.

No entanto, há consequências por não apresentar uma declaração de imposto de renda da qual você deve estar ciente.

Primeiro, determine se você precisa declarar o imposto de renda

Primeiro, como você sabe se precisa apresentar uma declaração de imposto de renda? Vale a pena tirar um tempo para descobrir.

Para referência, muitos brasileiros não pagam imposto de renda. Por exemplo, em 2021, mais de 60% das famílias não declararam, um aumento de cerca de 44%. Isso em parte devido a problemas na pandemia.

Em suma, nem todo mundo precisa apresentar uma declaração de imposto federal.

Isso se resume principalmente ao seu status de arquivamento e quanto dinheiro você ganhou ao longo do ano, e cabe a você descobrir tudo isso.
Há muitas coisas a serem levadas em consideração, por isso pode ser melhor consultar um profissional.

Aqui estão algumas diretrizes gerais para ajudá-lo a fazer a determinação:

  • Trabalhadores, aposentados e servidores públicos que receberam rendimentos tributáveis de mais de R$ 28.559,70 no ano de 2021 terão que prestar contas, caso não haja alterações nos valores.

Quais são as consequências de uma pessoa não declarar o imposto de renda?

Não relatar, ou subnotificar o imposto de renda para fins fiscais equivale a evasão fiscal. As pessoas envolvidas em evasão fiscal terão que pagar:

  • suas obrigações fiscais pendentes
  • juros sobre esses passivos

Eles também se tornam sujeitos a sanções como penalidades e, em alguns casos, processos criminais.
Se você esquecer ou negligenciar a apresentação de uma declaração de imposto de renda, pode esperar receber uma intimação da Receita Federal – uma espécie de lembrete não tão amigável.

Se você receber uma intimação, ela fará parte do processo de cobrança da Receita Federal. Portanto, isso significa que a Receita Federal acredita que você, de fato, deve impostos.

Por fim, a Receita Federal enviará uma convocação por correio e o obrigará por lei a se reunir com a Receita Federal para tentar determinar sua responsabilidade fiscal.

No entanto, se a Receita Federal descobrir que houve “negligência intencional para registrar uma declaração” de sua parte, a Receita Federal poderá analisar todo o seu histórico fiscal em busca de fraude.

Você será cobrado por não declarar o imposto de renda

A Receita Federal também vai bater em você onde dói: Sua carteira. Mais uma vez, você receberá um aviso de que está sendo atingido por uma penalidade pelo correio. E há várias razões pelas quais você pode potencialmente incorrer em uma penalidade.

Mas, geralmente, por não apresentar uma declaração de imposto de renda, as penalidades são calculadas como tal:

  • Multa mínima de R$ 165,74
  • Juros que podem chegar a 20% do imposto no ano.

Você pagará juros

O interesse também está nos juros, para aqueles que não apresentam uma declaração de imposto de renda.

Por fim, você acumulará juros a partir da data de vencimento do valor que deve. Ou, quando sua declaração de imposto era devida. Então, você pode acabar pagando juros sobre o seu imposto não pago e, em seguida, ter que pagar uma multa, mais juros sobre essa penalidade.

Apenas lembre-se: negligenciar registrar uma declaração pode acabar custando mais no futuro.

Entre em contato com a nossa Contabilidade e tire todas as suas dúvidas!

Compartilhe:
Entre em Contato